quarta-feira, 12 de março de 2014

UPP: Sinônimo de Segurança ?

Uma das UPP no Rio de Janeiro : Morro do Turano zona norte
Há alguns anos atras, nos locais aonde existissem delegacias, quartéis ou instituições militares, eram considerados seguro.Nos dias de hoje, a realidade é outra. E quando falamos em UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) associamos as comunidades pacificadas, a lugares tranquilos aonde não existem mais o domínio do tráfico naquela localidade. Certo ? Errado. No Rio , segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança,existem atualmente 37 comunidades pacificadas e até o final de 2014 a previsão é que sejam mais de 40. Mas isso não é sinônimo de segurança e tranquilidade. Pelo menos no que temos visto, muitas comunidades pacificadas, ainda existem bandidos que ao se depararem com a polícia, acontecem confrontos, trocas de tiros e até mortes. 
Uma prova recente do que estamos falando, foi o assassinato do policial militar Rodrigo de Souza Paes Leme, 33 anos,(foto abaixo) que foi covardemente atacado na UPP de Nova Brasília, no complexo do alemão. Outro caso de violência, foi o da jovem Francisca Gleiciane Oliveira da Silva, de 18 anos moradora da Rocinha que foi estuprada e encontrada morta na própria comunidade. Estes episódios tem acontecido constantemente em áreas que estão pacificadas (?) e que tem tirado a paz de moradores e pessoas de bem que querem uma cidade mais segura, mais tranquila para criar os seu filhos longe do poder de criminosos e traficantes.

Policial Rodrigo : Morto em uma área pacificada
Gleiciane Oliveira: foi estuprada e econtrada morta na Rocinha
Ontem no complexo do alemão, moradores fizeram uma manifestação e chegaram a interditar a Estrada do Itararé. Segundo a polícia, um manifestante foi flagrado com arma de fogo.Quando foi abordado, ele disparou tiros para o alto e conseguiu fugir.O clima nas comunidades do complexo ficou tenso pois a polícia registrou ataques as bases da UPP. O batalhão de choque foi acionado para ajudar a manter a ordem no local. Fica aqui uma pergunta : Se a área está ocupada, como surgem estes ataques ? ?

Trânsito interditado na Estr.do Itararé no complexo do Alemão
Amanhã, quinta feira, é esperada a inauguração de mais uma UPP na cidade. A comunidade escolhida é Vila Kennedy, na zona oeste, aonde desde o mês passado, enfrenta uma onda de violência espalhando medo e terror a todos os moradores. Desde ontem à noite, tiros foram disparados no local e a Av. Brasil chegou a ser interditada. Segundo a polícia, traficantes estariam resistindo a ocupação e intimidando moradores da comunidade.  Resta saber se a instalação da UPP irá garantir a tranquilidade num lugar que tem sido marcado pelo poderio do tráfico.
Vila Kennedy:Comunidade da zona oeste ganhará base da UPP
Não podemos deixar de mencionar que algumas comunidades aonde foram instaladas as UPP´s, tiveram uma redução considerável de roubos, poderio do tráfico de drogas e a ação de traficantes. Mas em outras, aonde temos noticiado, mortes, roubos e até estupros, não podemos achar que está tudo bem pois podemos perfeitamente entender que a sujeira está sendo jogada para debaixo do tapete. A "maquiagem" que está sendo feita em nossa segurança, não vai durar por muito tempo pois a criminalidade tem intimidado o governo de forma acintosa deixando marcas em uma sociedade que já está calejada de problemas como a própria falta de segurança. Enquanto isso, vidas estão sendo ceifadas e as cidades (falando em esfera nacional) tem sido refém de ação de criminosos e bandidos.Infelizmente....
Moradores  fazem  um  pedido  que todos esperam acontecer : Segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário